Coletividades/ Comissão de Melhoramentos Santo Emilião e I.P.S.S

Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião

 

 

 

Em Janeiro de 1997 celebrou acordo com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga para criar as valências de Creche e A.T.L. de forma a que pudessem frequentar as referidas valências 25 e 35 crianças, respectivamente.
As novas instalações situadas na rua 25 de Abril nº 115, nesta freguesia, foram inauguradas em 25 de Setembro de 2005.
A sua construção foi iniciada no início de 2002, tendo sido concluida a meados de 2004.

 

A razão da sua existência deve-se ao facto de nas antigas instalações não haverem condições logistícas suficientes para tão grande número de utentes inscritos nas valências de Creche, A.T.L. e Prolongamento de Horário de Jardim de Infância, mas também para proporcionar a criação de Valências de 3ª Idade.


Entrou em funcionamento em 13 de Setembro de 2004, com as valência antão existentes.


Actualmente a valência de Creche tem capacidade para 36 utentes; a valência de A.T.L. para 50 utentes e o Prolongamento de Horário de Jardim de Infância para 50 utentes.

Fundada em 02 de Julho de 1982 visando promover obras e melhoramentos da mais diversa índole na freguesia e, em cooperação com organismos oficiais e particulares, fomentar o progresso da freguesia e a valorização e prestígio dos seus associados, desenvolvendo ou apoiando actividades recreativas, culturais ou desportivas.
Alfredo Rodrigues Martins, Amaro Marques Salgado, António Vale da Silva, David Guimarães de Macedo, Fernando Manuel Lopes, José Gomes do Vale, José Leite, José Luís Amorim Aguiar, José da Silva Fernandes, Maria Paulo Casalta, Maria Teresa Rodrigues Vilas Boas Xavier Ferreira e Paulino Cardoso de Oliveira foram os seus ilustres fundadores.


Em 26 de Maio de 1984 foi inaugurada a sede da Associação sita no lugar de Redufe, na freguesia de Santo Emilião do concelho de Póvoa de Lanhoso.


O teatro, a música, o futebol, a pesca, "jogos sem barreiras", fornecimento de banhos, etc., foram algumas das actividades que se promoveram e se mantiveram durante anos. Em 1988 iniciaram-se actividades com a infância tendo funcionado como Jardim de Infância onde se leccionava o ensino pré-escolar, até que no recinto da actual escola primária fosse construído um edifício para essa finalidade.
Desde 24 de Julho de 1995 foi considerada I.P.S.S. (Instituição Particular de Solidariedade Social) pela Secretaria de Estado da Inserção Social - Ministério da Solidariedade e Segurança Social, passando a ter como actividade principal acção social para a infância e juventude, sem alojamento. Desde então funcionam as valências de Creche e A.T.L. (Actividades de Tempos Livres) fazendo-se também o Prolongamento de Horário de Jardim de Infância. Todavia mantém como objectivos essenciais promover e desenvolver actividades de Solidariedade Social para além dos referidos nos estatutos aquando da sua criação.

 

Para efectuarem os serviços inerentes, incluindo transporte das crianças do ensino pré-escolar e as do 1º ciclo da Associação para a escola e vice-versa e o fornecimento de almoço e lanche a todos os utentes, trabalham para a Associação 14 pessoas com as seguintes funções:

Educadora de Infância - 2
Educadora Social - 1
Auxiliar de Educação - 1
Ajudante de Acção Educativa - 8
Cozinheira - 1
Escriturário - 1


Esta obra é o corolário do empenho e sacrifício das várias Direcções que ao longo dos anos foram exercendo funções. Em Janeiro de 2006 entraram em funcionamento as valências de Mini-Lar de Idosos e o Centro de Dia. O Mini-Lar de Idosos tem capacidade para 8 utentes, o Centro de Dia para 12 utentes e o Apoio Domiciliário para 20 utentes.

Para garantirem os serviços inerentes à 3ª idade trabalham nesta Associação:

Directora Técnica - 1
Técnica Auxiliar de Geriatria - 4
Auxiliar de Serviços Gerais - 1

 

O horário de funcionamento das várias valências e serviços é o seguinte:


Mini-Lar de Idodos - 24 horas/dia


Centro de Dia - das 09:00 horas às 18:00 horas


Apoio Domiciliário - das 09:00 horas às 18:00 ( a ajustar às necessidades).


Creche, ATL e Prolongamento de Horário de Jardim de Infância - das 07:15 horas às 19:00.


Secretaria - das 09:00 horas às 13:00 horas e das 15:00 horas às 19:00 horas.

Contactos

TEL - 253 631 851
FAX - 253 635 459
EMAIL - cmsemiliao@mail.telepac.pt