Coletividades/ Emilianos FC

Fundado

 Grupo Desportivo   Emilianos FC


A Associação Emilianos Futebol Clube foi fundada no dia 05 de Dezembro de 2001 tendo como objecto principal a prática de desporto amador.


 

No entanto, as suas origens remontam ao ano de 1967 quando um grupo de amigos resolveu criar uma equipa de futebol de forma a poderem participar nos vários torneios de futebol que se realizavam em freguesias vizinhas.

 

Desde logo quiseram que as cores do clube fossem o azul e o branco, como o Futebol Clube do Porto. O emblema foi criado alguns anos mais tarde e simboliza a devoção a S. Bento através da sua cartola e bengala. Santo que é venerado anualmente na freguesia a meados do mês de Julho e ao qual se dedica uma grandiosa festividade.

 

 

 

 

 Em tempos houve algumas tentativas de oficializar o clube, contudo, por falta de um espaço para a prática desportiva, nunca foi tornado realidade o sonho de muitos.

No entanto ao longo dos anos houve sempre equipas denominadas Emilianos Futebol Clube, tanto masculinas como femininas se bem que só participassem em torneios inter-freguesias organizados por equipas com as mesmas raízes, tais como a Barquinha de S. Cláudio do Barco, os Romanos de Briteiros S. Salvador, o Santo Estêvão de Briteiros ou o Doniense.

As glórias e trofeus dessa época são muitos apesar de se jogar sempre no campo do adversário. Havia um grande bairrismo, onde as mulheres, à imagem da Maria da Fonte, estavam sempre na vanguarda apoiando e incentivando, com o hino dos Emilianos, os nossos atletas.

Num passado mais recente a equipa dos Emilianos participava com regularidade nos campeonatos promovidos pela Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso através da Associação Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, uma vez que já existia um campo de futebol na freguesia.

Foi no ano de 1997 que a Junta de Freguesia de Santo Emilião, apesar das muitas dificuldades financeiras, construiu um recinto de forma a poder proporcionar a pratica desportiva. Em muito se agradece à citada Junta de Freguesia pois sem o seu esforço naturalmente a era dos Emilianos Futebol Clube teria terminado.

Estava então resolvida a maior dificuldade para que o clube se pudesse oficializar embora o recinto de jogos fosse (e é) pertença da Junta de Freguesia de Santo Emilião.

De início formou-se uma equipa com os melhores atletas da freguesia afim de se participar nos Torneios Municipais mas logo houve interesse em competições mais alargadas.

Participou durante 3 épocas nos campeonatos promovidos pelo I.N.A.T.E.L. através da secção de futebol da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, nas épocas de 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002 tendo nesta última atingido a melhor classificação de sempre nestes campeonatos, ficando em 2.º lugar na sua série. Conseguindo assim classificação suficiente para a fase de apuramento do campeão nacional. Em jogo muito polémico foram eliminados por uma equipa do Vale de Sousa (Paredes). Foi então que a Direcção do clube tomou a decisão de se inscrever na Associação de Futebol de Braga, ficando assim inscrita na 2.ª divisão para a época de 2002/2003. Entretanto resolveram não só inscrever a equipa sénior como também inscrever uma equipa juvenil dado haver vários elementos de inegável valor futebolístico.

Quanto a classificações os seniores quedaram-se pelo 6.º lugar mas os juvenis conseguiram um magnífico 4.º lugar que lhes valeu a subida de divisão, embora na época seguinte não tenham usufruído desse feito por falta de equipa, uma vez que a maioria dos atletas já tinham ultrapassado a idade juvenil. No entanto na época de 2003/2004 o clube inscreveu na mesma Associação não uma equipa de juvenis (por falta de atletas) mas sim uma equipa de juniores aproveitando assim a maioria dos atletas. Contudo a sua classificação nessa época não foi tão boa pois no final quedaram-se pelo antepenúltimo lugar. Quanto aos seniores conseguiram um categórico 4.º lugar que lhes valeu a subida à 1.ª divisão. Mas nesta época o clube também pensou nos mais pequeninos e inscreveu uma equipa de infantis. A sua prestação foi muito positiva apesar de simplesmente terem conseguido uma vitória contando por derrotas todos os outros jogos efectuados. Na época 2004/05, os séniores no primeiro ano na 1ª divisão, lograram alcancar um fantastico 5º lugar. O palmarés não é o mais desejado mas para um clube que está inscrito na Associação de Futebol de Braga há apenas três épocas... 


A actual Direcção, eleita em Junho de 2007, e pelo facto do Sr. Carlos Alberto Salgado Leite, ter decidido abandonar o cargo de Presidente do Clube( Tendo ficado com o cargo de Presidente da Assembleia), ficou ordenada da forma que acima foi mencionado. Na presente época de 2006/2007, as equipas em competição na A. F. Braga são: Uma no escalão sénior, uma no escalão Iniciados e outro no escalão Infantil. A Equipa Sénior, milita na 2ª divisão, tem feito um campeonato tranquilo, com alguns acidentyes de percurso, dado o rico plantel que possui. A equipa de Iniciados ultrapassou todas as expectativas, tem-se revelado uma equipa bastante competitiva, já que ocupa um lugar no meio da tabela, muito próxima dos lugares da frente. Quanto á equipa de Infantis, as coisas não estão a correr como desejado, visto ocuparem o último lugar da tabela, mas como é o primeiro ano de competição e a maioria dos atletas terem ainda idade de escolinhas, podemos considerar "normal", contamos fazer melhor na proxima época. Existe uma quarta equipa que participa anualmente nos Torneios Municipais. 

O clube tem 239 sócios embora só 122 mantenham as cotas em dia. O valor da cota mensal de 2 Euros o que corresponde a 24,00 Euros por ano.

O clube precisa de mais força para no futuro chegar mais longe e isso reflecte-se no número de sócios activos, por isso se ainda não és faz-te sócio.

 

Orgãos Sociais

 

 

Presidente: Jorge Manuel Martins Lopes

Secretário: Joaquim Jorge Oliveira Silva

Tesoureiro: Artur Vasco Lopes Salgado

 

Contactos

Presidente: Jorge Manuel Martins Lopes  964 009 410
Secretário: Joaquim Jorge Oliveira Silva   961063613
Tesoureiro: Artur Vasco Lopes Salgado   937534256


Email: emilianosfc@gmail.com

Consultar Classificação